Entenda como funciona o Botox

Existem mitos e medos quando o assunto é Botox.  Essa é a marca mais conhecida de toxina botulínica (existem muitas) e, hoje, ela soa como sinônimo de “procedimento estético” , principalmente no sentido pejorativo: “nossa, olha a boca daquela artista…horrível, toda botocada”. Quando ouço isso, até tremo. Critique, até porque esse exagero que muitos fazem realmente é ridículo, mas se informe antes. Percebo que as pessoas são totalmente desinformadas.

Primeiro ensinamento: Botox não aumenta nada de ninguém, não dá volume! Quem faz isso é “preenchimento”( em breve um post sobre ele )

Como tudo começou…

A toxina começou a ser usada primeiro para fins funcionais pela oftalmologia e neurologia. Uma oftalmologista começou a perceber nos seus pacientes que tratavam doenças no olho com Botox, que naquela área as rugas foram sumindo. Comentou com o marido, Dermatologista (ambos famosos, e ainda vivos, Alastair e Jean Carruthers), que  começou a  usá-lo nos seus pacientes dermatológicos, e em 1994  o Botox foi liberado para fins estéticos.  Já têm muitos anos de aprendizado, e nas mãos de um profissional médico, bem capacitado, o Botox é muito arma potente contra as rugas.

Com ele age no rosto?

Ele atua paralisando os músculos. Temos muitos delicados músculos que fazem a mímica facial. Perceba que esses músculos são diferentes dos demais do nosso corpo, porque eles ficam presos a pele, então é por isso que quando levantamos a testa, a pele dobra. Por outro lado, quando contraímos o bíceps, a pele próxima a esse músculo não dobra, é o músculo que aumenta, pois eles ficam presos nos ossos e tendões, e são maiores e mais fortes.
O medo das pessoas é ficar “sem expressão“, mas isso não só, não é necessário, como também, é evitado quando o bom profissional está fazendo.

Qual idade devo começar? Ainda sou muito nova!!!

Vamos pensar de maneira lógica: pegue uma folha de papel, e sempre dobre ela no mesmo lugar, o que vai acontecer? Ela vai vincar… e cada vez mais que você o fizer, não adianta passar com ferro, deixar dentro de livro grosso, não vai ficar sem marcas! Tirar o dobrado só cortando aquela parte, analogamente: fazer cirurgia!
Então não tem idade para se começar, cada um tem sua indicação, e seu dermatologista é quem vai te orientar sobre quando e onde começar. E quanto antes começar a tratar, melhor serão os resultados, você EVITA, sim, de ter rugas, e adia (ou evita) uma cirurgia plástica no futuro. Cabe lembrar, que se a plástica já tem sua indicação, o botox não a substitui!!! Botox não atua na pele em excesso e ruga que não for de expressão.  Vá até o espelho, faça caras e bocas e você vai conseguir identificar algumas das rugas que podem ser usadas o botox.

O Botox dura para sempre??

Não, sua duração é em média de 5 a 6 meses, mas você vai percebendo ao longo do tempo que vai suavizando o rosto, e vai precisando de menos aplicações, apesar de estar envelhecendo, e por isso acabam surgindo mais locais indicados para se aplicar. E com o tempo o rosto muda, as rugas mudam, então não é de todo ruim ele durar pouco, porque com o tempo os pontos injetados podem ser diferentes .

Seringa - Aplicação Botox

Botox – Aplicação – por Steven Depolo – https://flic.kr/p/5AU988

Botox dói?

O rosto é muito inervado, então a sensibilidade é grande. Para compensar, usamos agulhas muuuuuito fininhas, mas o próprio volume (líquido que injeta) dá uma dorzinha sim. Eu odeio sentir dor desnecessária, então nos meus pacientes eu sempre uso anestésico e até gelo, com isso, em alguns pontos o paciente, se tiver de olhos fechados, nem sente onde apliquei.

Existem outras funções pro Botox?

Sim, para suor excessivo (em qualquer lugar) é o tratamento de primeira escolha. Eu mesma uso para hiperidrose axilar, para não fazer as “pizzas na axila“. A técnica é diferente, a duração mais longa, e a quantidade que se usa é maior (comparando, 1/3 superior da Face X axilas) logo, sai mais caro. Mas só quem sua demais, localizadamente, sabe o quanto isso incomoda!! Depois falarei mais sobre isso.

Mas é muito caro, né?

Defina caro?!

É um material biológico( lembre-se é uma toxina, pode fazer mal em excesso, pode pegar músculos que não se quer mudar, se mal aplicado), e que exige do profissional que faz, toda uma manutenção na compra, para armazenar, para manipular, e ainda técnica e experiência para se fazer. Então procure um profissional confiável, porque existem marcas baratas e duvidosas no mercado.  Custa, em média,  entre 1000-1500 reais (1/3 superior da face: nariz para cima) . Os cremes antirrugas custam a partir de 100/150, e não tem nem comparação em termos de eficácia. Além do mais,  você “veste” seu rosto 24h/dia.  Escovas, cortes, luzes com cabeleireiros bons não custam muito menos que isso, e roupas com bom corte também não, sendo que você “usa” muito menos vezes. É óbvio que se você tiver com a grana curta, não gaste seu dinheiro com isso, junte e vá viajar, porque felicidade melhora a pele, e as lembranças de bons momentos são eternos!!!

Autor: Dra. Violeta Tortelly

Formação Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)----------------- Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)-------------------------------------------- Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ)----------------------------- Professora no ambulatório de Alopecias na pós graduação de dermatologia do Hospital Naval Marcilio Dias----------------------------- Membro da equipe de parecer de dermatologia nos Hospitais Niterói D`or, Hospital Icaraí e Complexo Hospitalar de Niterói----------------------- Preceptora/professora de Dermatologia no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto de 2014-2016----------------------- Fellow em Barcelona no Hospital Sant Creu e Sant Pau- 2013--------------------------------- Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense(SBD FL) gestão 2015-2016------------------------------------------ Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e AMB--------------------------------------------------- Título de especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e AMB ----------------------- http://lattes.cnpq.br/6342177221536986