Como evitar queda de cabelo na quimioterapia

Scalp Cooling- touca para evitar queda de cabelo na quimioterapia

Quando recebemos um diagnóstico de câncer várias questões vêm a nossa cabeça. Mas independente da gravidade do diagnóstico, as mulheres, principalmente, se preocupam muito com a queda do cabelo. Coisas importantes:

  • Nem toda quimioterapia faz cabelo cair, vai depender dos medicamentos usados.
  • O termo técnico para essa queda é Eflúvio Anágeno e é reversível!!!
  • Existem mecanismos para evitar a queda, e estimular o crescimento do cabelo mais rápido!!!

O Scalp cooling, ou resfriamento do couro cabeludo é usado há muito tempo, mas de forma menos técnica, com bolsas de gelo. Hoje temos a disposição uma espécie de touca que se usa durante a quimioterapia. Deve-se colocar 30 minutos antes e manter 30-45 minutos , ou até 3 horas, após a infusão do quimioterápico. O mecanismo de ação do scalp cooling é impedir (por vasoconstricção)que a quimioterapia chegue no couro cabeludo e atinja a raiz do cabelo. Não impede toda a queda, mas melhora 50% comparando as que não usam o scalp cooling. Efeitos adversos podem ser dor de cabeça e desconforto, mas costuma ser bem tolerado. Os estudos maiores são em relação ao câncer de mama. Pode usar em tumores sólidos, e é contraindicado em tumores hematológicos (linfomas e leucemias). Em um momento tão complicado da vida, um mecanismo que ajude a melhorar a autoestima é importante. Lembrando que usar o scalp cooling prolonga o tempo que o paciente está no hospital fazendo a quimioterapia, e para algumas pessoas, prolongar esse tempo não faz bem também. Então cada caso deve ser avaliado muito individualmente.

 

Autor: Dra. Violeta Tortelly

Formação Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)*****
Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)*****Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ)*****Professora no ambulatório de Alopecias na pós graduação de dermatologia do Hospital Naval Marcilio Dias*****Membro da equipe de parecer de dermatologia nos Hospitais Niterói D`or, Hospital Icaraí e Complexo Hospitalar de Niterói*****Preceptora/professora de Dermatologia no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto de 2014-2016*****Fellow em Barcelona no Hospital Sant Creu e Sant Pau- 2013*****Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense(SBD FL) gestão 2015-2016*****Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e AMB*****
Título de especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e AMB*****

http://lattes.cnpq.br/6342177221536986