Filtro solar oral

Ouvi falar em filtro solar oral, existe? EXISTE SIM….

….mas não se anime tanto!!! A nomeclatura ideal seria Nutricêuticos ou Nutricosméticos Solares, porque “filtro” gera a impressão de que só ele bastaria! Eles fazem parte dos alimentos funcionais, tão famosos no momento. Na verdade eles atuam em nível celular ou molecular, MINIMIZANDO os danos da radiação!  Eles têm ação de  cerca de 4 horas, e só agem  durante esse período. Existe uma indicação indiscutível para pessoas que tem dermatoses de grande sensibilidade à luz.

Eu acho válido como coadjuvante no tratamento de manchas como melasma, estão fazendo tratamento para clarear a pele ou até para quem pratica esporte em ambientes abertos. A posologia vai depender de cada caso, e o seu dermatologista vai saber avaliar qual é a sua. Dentre as substancias temos a velha e boa Vitamina C (que topicamente também te protege mais e é um ótimo antioxidade, previnindo as ruguinhas), betacaroteno (muito presente em cenouras e alimentos laranjas), polifenois, e talvez o melhor e mais usado com esse intuito: o Polipodium leucotomos, uma substancia extraída de uma planta prima da samambaia(foto abaixo):

polipodium leucotomos: Fotoproteção oral

polipodium leucotomos: Fotoproteção oral

Autor: Dra. Violeta Tortelly

Formação Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)----------------- Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)-------------------------------------------- Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ)----------------------------- Professora no ambulatório de Alopecias na pós graduação de dermatologia do Hospital Naval Marcilio Dias----------------------------- Membro da equipe de parecer de dermatologia nos Hospitais Niterói D`or, Hospital Icaraí e Complexo Hospitalar de Niterói----------------------- Preceptora/professora de Dermatologia no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto de 2014-2016----------------------- Fellow em Barcelona no Hospital Sant Creu e Sant Pau- 2013--------------------------------- Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense(SBD FL) gestão 2015-2016------------------------------------------ Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e AMB--------------------------------------------------- Título de especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e AMB ----------------------- http://lattes.cnpq.br/6342177221536986