Molusco Contagioso

O molusco contagioso é uma virose muito comum na infância. A causa é um vírus (porvirux) que é “bonzinho”, superficial, fica só na camada mais externa da pele, a epiderme.

 

medicalpictureinfo
A transmissão ocorre pelo  contato entre as pessoas ou contato com fomites contaminadas(toalhas , instrumentos de tatuagem e em salões de beleza), e ocorre auto-inoculação: a pessoas passa para ela mesma.  A criança por não ter um sistema imune totalmente pronto pra se defender dele, e com muito contato com outras crianças, acaba tendo com mais freqüência.  Ocorre, também, em imunocomprometidos.  A doença também pode ser considerada como sexualmente transmissível, geralmente perigenital.
Clinicamente são bolinhas cor da pele, ou mais vermelhas, entre 2-6 mm e costuma ter uma umbilicação central (área mais deprimidinha no centro), mas muitas vezes isso pode ser difícil de ser percebido. Pode acometer qualquer parte do corpo, comumente ficam em grupos em uma grande área. Locais comuns são dobrinhas: axila, pescoço, fossa cubital e poplíteas (dobras do braços e pernas).
Não costuma ter sintoma, mas pode coçar, e até fazer uma “alergia” , principalmente em quem tem a pele mais sensível. Essa irritação, ajuda o sistema imune a combater o vírus.

A doença é autolimitada em imunocompetentes, mas como pode trasmitir e aumentar em número, sempre deve ser tratada nesses casos. Existem diversas formas de tratamento: domiciliar ou no consultório. Para ser feito em casa, prescrevemos algumas substâncias irritativas para serem usadas pontualmente, ativando então o sistema imune e resolvendo, mas pode ser desconfortável a irritação local, levando a prurido/coceira. Eu, particularmente, prefiro tentar tirar o máximo que der no consultório, com anestésico em pomada, e fazendo curetagem ou “furando e espremendo”, ou ainda fazendo a aplicação de ácidos ou crioterapia. Mas em algumas crianças isso é complicado, e em casos extremos, quando tem muitas lesões, pode até fazer sedação no centro cirúrgico!!

Autor: Dra. Violeta Tortelly

Formação Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)***** Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)*****Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ)*****Professora no ambulatório de Alopecias na pós graduação de dermatologia do Hospital Naval Marcilio Dias*****Membro da equipe de parecer de dermatologia nos Hospitais Niterói D`or, Hospital Icaraí e Complexo Hospitalar de Niterói*****Preceptora/professora de Dermatologia no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto de 2014-2016*****Fellow em Barcelona no Hospital Sant Creu e Sant Pau- 2013*****Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense(SBD FL) gestão 2015-2016*****Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e AMB***** Título de especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e AMB***** http://lattes.cnpq.br/6342177221536986