Qual melhor filtro??? Entenda sobre eles

Entenda como funciona o FILTRO SOLAR e tipos que existem

O filtro solar no Brasil é considerado cosmético, por isso que ele não é barato. A ANVISA é a responsável pela regulação  d os filtros vendidos no Brasil. Todos eles são confiáveis, obviamente que tem sempre alguma coisa não adequada . O INMETRO pesquisou alguns (poucos) em 2013, e talvez o item mais importante avaliado é o filtro que não corresponde ao FPS proposto, mas de qualquer forma a diferença é pequena.

Pra quem quiser conferir a tabela na época:

tabela antiga divulgada sobre protetores solares reprovados

tabela antiga divulgada sobre protetores solares reprovados

 

Mas pq os preços variam tanto?? O que encarece são os veículos(o creme/gel base)  e as substancias adicionadas ao filtro,  como antioxidades, hidratantes  e/ou  substancias para controles de oleosidade. Vale a pena investir num filtro mais carinho pro rosto. Um veiculo mais oleoso e pesado (os mais baratos são assim) vão levar a acne, voce sente que tem um creme ali, fica com o rosto brilhando, não é legal!  Existem várias marcas boas e consagradas, com cor, sem cor, com vitaminas, mas as mais sequinhas e com FPS alto são mais caras. Se você não pode pagar, use as mais baratas e lembre-se: fotoproteção não é igual a protetor solar. Boné, sombrinha, e roupas também  ajudam na proteção.
Já expliquei sobre FPS e FP-UVA ( link p post anterior), mas por qual dos dois eu devo me basear? O ideal é que um dermatologista te avalie, pelo seu fototipo(cor da pele), e tipo de pele(oleosa, mista ou seca). Mas geralmente, a partir de FPS 30, para pessoas de pele clara, e FPS 15 de pele escura (quanto mais escura, mais melanina está presente, e funciona como uma proteção de mais ou menos 15).

O  filtro dura de 3 a 4 horas. Sou muito prática, e acho que falar é fácil, mas no dia a dia corrido, mandar passar filtro de 2/2h é o ideal, mas para a maioria é inviável. Então, vale o que  digo aos meus pacientes: FILTRO FICA DO LADO DA ESCOVA DE DENTE! Acordou, escovou, passou; almoçou, escovou, passou! Afinal, pele e dentes, são nossos cartões de visita, vamos cuidar dos dois juntos!  (E se almoçou um sanduba, e escovou com Trident, vai passando o filtro enquanto corre porque não precisa de banheiro pra isso)

Minha dica pra reaplicar, também, é sempre ter um protetor em compacto na bolsa. Ele é muito mais prático para reaplicar, é como se fosse maquiagem, e ainda dá aquele retoque na pele. Existem varias marcas , que não deixam a pele  oleosa. (Depois darei dicas dos que gosto, em outro post!)

DOIS TIPOS DE FILTRO: FÍSICO E QUÍMICO

child

Existem dois tipos de filtros, você sabia? Muitos já tem os dois juntos, os FÍSICOS (que refletem a luz, como uma barreira, então acabam  filtrando também os raios UVA e a tal luz visível) e os QUÍMICOS (que absorvem essa luz, filtrando, principalmente, UVB). Os mais conhecidos, até então, eram os químicos, porque os físicos eram (e ainda são um pouco) mais pesados. Mas graças a muito estudo e avanços tecnológicos , os protetores físicos estão muito melhor cosmeticamente, do que quando surgiram. Muitos têm cor,  que além de substituir a base, essa corzinha traz uma proteção a mais, então, se puder, e gostar, opte sempre por esses.

No caso das mulheres, complete a make up com um pó (se tiver proteção, melhor ainda).

Mas meu pó compacto diz que tem proteção, não está bom só ele???

NÃO,  pelos seguintes motivos: a ANVISA não regula das maquiagens, geralmente os FPS são baixas;o outro e principal motivo é porque o pó é formado por pequenas partículas, que ao aplicar, não fazem uma cobertura total, e ainda se posicionam entre poros, deixando boa parte dos raios atingirem seu lindo rostinho!

Faça chuva ou faça Sol!

Faça chuva ou faça Sol!

Autor: Dra. Violeta Tortelly

Formação Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)***** Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)*****Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ)*****Professora no ambulatório de Alopecias na pós graduação de dermatologia do Hospital Naval Marcilio Dias*****Membro da equipe de parecer de dermatologia nos Hospitais Niterói D`or, Hospital Icaraí e Complexo Hospitalar de Niterói*****Preceptora/professora de Dermatologia no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto de 2014-2016*****Fellow em Barcelona no Hospital Sant Creu e Sant Pau- 2013*****Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense(SBD FL) gestão 2015-2016*****Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e AMB***** Título de especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e AMB***** http://lattes.cnpq.br/6342177221536986