Roupa com proteção solar

Roupa com proteção UV funciona ????

Funciona sim!!! Mas qualquer roupa funcionaria de alguma forma como barreira, mas preste atenção em algumas orientações!! A proteção MECÂNICA é muito importante!!! Ai você me diz: “Ahhh eu já sabia, sempre deixo aquela camisa branca de algodão velhinha pra ir a praia, ou coloco ela no meu filho quando ele quer ficar brincando na água!!!” Eu admiro muito sua intenção, é das melhores, mas vc errou feio, pq:

1)Branca é a pior cor!

2)Malha é um dos piores panos (passa muito raio por ele)

3)Molhado perde mais a eficácia!

O pano/tecido para proteger tem alguns atributos: quanto mais grossa a fibra e mais fechada, maior a proteção; cores escuras também protegem mais(cerca de 5x mais), as brancas, protegem menos e ainda refletem o sol no seu rosto . Então geralmente, os tecidos grossos, sintéticos e escuros são melhores!  Mas se esticar, ou molhar, isso piora ainda mais. Mas ai quem aguenta usar??

Então, tudo começou na Austrália, onde todo mundo é muito claro, e tem muito sol, logo a frequência de câncer de pele é enorme. Eles fizeram tecidos mais resistentes aos raios solares, isso pode acontecer de algumas formas:

  • o próprio fio pode ser de um material mais adequado (poliamida)
  • colocar ativos no fio(dióxido de titânio),
  • ainda existem aditivos usados na lavagem domiciliar (esse, sinceramente, ainda não vi nada cientificamente falando).

Isso faz com que as cores influenciem menos, e o tecido não precise ser grosso!  O índice criado é semelhante ao FPS, se chama FPU(fator de protecao ultravioleta). Para exemplificar , FPU 15, significa que a cada 15 raios, só um passa.  A maioria é de FPU 50, mas a partir de 15/30 já tem uma boa proteção.Essas roupas tem  alto preço, tem barateado com o tempo.  Aumentou, também, o tipos, modelos e marcas, o que aumenta a adesão.

Vale a pena ter uma blusa, se você caminha sempre, boné ou viseira. E pra criança acho imprescindível uma blusa com manga comprida e chapéu para ser usado na praia/piscina!

Existem algumas boas marcas no mercado, pela internet e lojas físicas também!
Cuidado com o sol que vc pega dirigindo, ou na janela do trabalho! “Mas o vidro não protege???”

Protege 100% do UVB, mas só 28% do UVA e 10% luz visível!!! Os insulfims ajudam que essa proteção seja maior! Desse material com proteção solar, gosto das luvas para deixar p dirigir, pq mão entrega a idade, e a posição para dirigir faz com que o Sol bata direto nelas!

Evite os horário de pico (10 as 15h, com variações regionais),  use a abuse de sombras sejam elas de árvores, barracas (lembre das dicas de tecido, na hora de escolher a sua), roupas e bonés, que somados, vão te dar uma proteção também!!

Jornal inglês mostrando as chinesas com o "face-kini" para se proteger do Sol

Jornal inglês mostrando as chinesas com o “face-kini” para se proteger do Sol

OBS: Não precisa desse exagero ai, acho que essa moda não vai pegar no Brasil, mas tem na Amazon.com pra vender essa bikini de rosto!

Autor: Dra. Violeta Tortelly

Formação Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)----------------- Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)-------------------------------------------- Mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ)----------------------------- Professora no ambulatório de Alopecias na pós graduação de dermatologia do Hospital Naval Marcilio Dias----------------------------- Membro da equipe de parecer de dermatologia nos Hospitais Niterói D`or, Hospital Icaraí e Complexo Hospitalar de Niterói----------------------- Preceptora/professora de Dermatologia no ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto de 2014-2016----------------------- Fellow em Barcelona no Hospital Sant Creu e Sant Pau- 2013--------------------------------- Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense(SBD FL) gestão 2015-2016------------------------------------------ Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e AMB--------------------------------------------------- Título de especialista em Hanseníase pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e AMB ----------------------- http://lattes.cnpq.br/6342177221536986